Carreta de combate ao câncer esteve em Flor da Serra do Sul durante a semana passada

13 de Junho de 2018

Entre segunda e sexta-feira da semana passada esteve presente em frente ao centro de eventos de Flor da Serra do Sul o ônibus de combate ao câncer, do Sesi de Francisco Beltrão, para realizar exames gratuitos para a população. A ação, foi voltada para toda a população da cidade, homens e mulheres, realizando exames de mamografia, PSA para identificar câncer de próstata, exames de pele para avaliar suspeitas de câncer de pele e exames preventivos para as mulheres.

A ação foi realizada através de uma parceria com a Associação Comercial e Empresarial da cidade, que motivou os empresários associados a incentivar os funcionários para que fizessem os exames preventivos. Conforme a auxiliar executiva da Associação Comercial, Clarisse Dalbosco, o número de pessoas que procuraram o serviço, que era gratuito, ficou abaixo do esperado, mas de qualquer forma a ação foi válida para todos que participaram.

Conforme Débora Rosa de França, que trabalha na parte administrativa do Sesi, na ação haviam quatro profissionais da saúde realizando os exames: duas enfermeiras e duas técnicas em radiologia. “Os exames foram coletados em seguida encaminhados para o laudo com laboratórios credenciados. Se houver algum diagnóstico de alteração em algum exame vamos entrar em contato com a pessoa através da Associação Comercial. A partir daí é analisado com o paciente qual procedimento ele pretende adotar, se vai procurar um médico particular ou então buscar atendimento através dos encaminhamentos da Secretaria de Saúde do município”, explica.

Até a manhã de sexta-feira haviam sido realizados 22 exames de PSA, 57 avaliações de pele, 16 Papanicolaus e 33 mamografias. “É fundamental que as pessoas aproveitem essas oportunidade por que nosso trabalho é voltado para a prevenção. As pessoas precisam se conscientizar que quanto antes o câncer for detectado, mais fácil o tratamento, maiores as chances de curas e mais rápida a recuperação. Muitos não procuram por medo, mas esse medo pode impedir você de descobrir a tempo e tratar da maneira correta”, destaca, Débora.

Na nossa região, conforme os dados do Sesi, o câncer que mais afeta a população é o de pele. “E é o que mais fazemos avaliações, seguido de mamografias. Ou seja, quanto mais exames a gente faz, mais casos conseguimos detectar e tratar”.

A secretária de Saúde de Flor da Serra do Sul, Inês Pazolin, foi uma das pessoas que aproveitou a oportunidade para pôr os exames em dia. “Mais do que dar o exemplo eu estou cuidando da minha saúde. Aproveitei essa oportunidade, por que como o caminhão estava aqui já é mais fácil do que precisarmos ir até Beltrão ou algum outros município da região para podermos fazer estes exames, como a mamografia. Então eu acho que a população precisa valorizar esse trabalho e aproveitar as chances que tem para se cuidar. Por ser secretária da Saúde eu vejo a dificuldade que temos de conscientizar as pessoas da importância de se cuidar”, destaca.

Pular para o conteúdo