Programa quer evitar trabalho infantil

10 de Maio de 2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Flor da Serra do Sul iniciou nesse mês um trabalho de conscientização contra o trabalho infantil. “É um trabalho de orientação que estamos aplicando nas malharias e fábricas para elas não empregarem mão de obra infantil” salienta a assistente social do Cras, Fabiane Perondi.

O trabalho infantil pode trazer inúmeros prejuízos psicológicos para a criança “Quando uma empresa emprega uma criança ela está tirando dela a oportunidade de ter uma educação e uma infância plena” diz Fabiane. Os agentes de Saúde também estão envolvidos no programa. “Eles foram treinados para ficar atentos às visitas de domícilio e identificar se alguma criança é submetida ao trabalho infantil” diz a assistente social.

Segundo Fabiane, quando a família não tem condições de prover o sustento, o Estado tem o dever de apoiá-la. “A responsabilidade não deve cair sobre a criança ou o adolescente” diz. Quando a criança começa a trabalhar cedo ela perde a oportunidade de brincar, estudar e aprender; quando ela chegar a idade adulta perde oportunidades de trabalho por falta de estudo e de experiências que auxiliam na formação do indivíduo.

Até o momento Flor da Serra do Sul não tem nenhum caso identificado de trabalho infantil. Mas quem conhece alguma criança deve entrar em contato com o Conselho Tutelar pelo telefone (46) 3565-1378. O Cras e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente também trabalham no programa.