FSSul participará da etapa estadual do Consocial

09 de Março de 2012

A etapa estadual da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social inicia na próxima segunda-feira, dia 12. “As propostas que serão levadas para Curitiba foram elaboradas para contribuir para a consolidação da democracia e no acompanhamento da gestão pública” diz a assistente social Jaciane Pasolini, que representará Flor da Serra do Sul na conferência. O objetivo é exigir maior transparência nos gastos públicos, fortalecer as relações entre sociedade e governo, e combater a corrupção.

Entre as proposta está a inclusão de matérias específicas no Ensino Médio e Fundamental para tratar sobre políticas públicas. As propostas também sugerem a liberação de recursos federais aos municípios sem a intervenção dos deputados com o objetivo de evitar a cobrança de propinas.

Os participantes da etapa regional de Francisco Beltrão também sugerem que as audiências públicas sejam realizadas com uma linguagem clara e de fácil entendimento à população. “Também elaboramos propostas para o fim da indicação política para cargos do Judiciário e do Tribunal de Contas municipal, estadual e federal” diz Jaciane. As propostas elaboradas defendem que o Ministério Público esteja mais presente na comunidade e realize encontros para avaliar gastos públicos e repassar orientações à população.

Durante a etapa estadual serão selecionadas 20 propostas entre 360 elaboradas durante as etapas regionais. As propostas escolhidas serão apresentadas em Brasília entre os dias 18 e 20 de maio. As propostas contribuirão para a formulação do Plano Nacional de Transparência e Combate à Corrupção. “Durante a conferência vamos pedir que a Justiça trate a corrupção como crime hediondo e imprescritível” finaliza Jaciane.