Flor da Serra do Sul elege novos conselheiros tutelares

05 de Maio de 2012


=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=791&img=01’);”>No dia 27 de abril aconteceu na biblioteca da cidade de Flor da Serra do Sul a eleição para conselheiros tutelares, onde foram eleitos cinco candidatos, entre eles, dois já integrantes do mandato anterior, Andrei Zanella Lamera e Marcos Cavasotto. A votação teve inicio às 8h e encerrou às 17h, sem parar ao meio dia, assim, o pessoal que estava trabalhando teve horário para votar.



Além desses dois candidatos reeleitos, assumiram o conselho de 2012 Alcebides Gomes, Marisa Rauber e Juliane dos Reis. Para suplente ficaram, Rosane Paulus e Gracielia Aparecida dos Santos. Conforme o Censo 2010 divulgado pelo IBGE o município de Flor da Serra do Sul tem 4.726 habitantes, 612 participaram da eleição. Dentre esse número teve dois votos brancos e sete nulos.



Cada conselheiro recebe um salário mínimo, pago pelo município. São dois dias de trabalho por semana, tipo plantão. Nos finais de semana há o revezamento no plantão de cada um dos cinco conselheiros.



Na última quarta-feira, dia 2 de maio Andrei Zanella Lamera assumiu o cargo de presidente do conselho. “Como eu já vinha do mandato anterior, como presidente, meus colegas acharam que pela experiência eu deveria permanecer, então, por mais um mandato eu estarei na presidência”.



Como o serviço do conselho é de caráter sigiloso, Lamera relatou que o serviço é estável e suas expectativas para próximos três anos é de manter a mesma linha nos atendimentos, “a nossa principal demanda é a evasão escolar, têm semanas que não temos nenhuma ocorrência e em outras, não paramos, mas essa é nossa função e estamos sempre à disposição”.



Segundo Lamera desde a posse, os eleitos vêm participando de reuniões para se capacitarem para o cargo. “São palestras para orientar os novatos de como prosseguir no trabalho de conselheiro”. Uma das palestrantes foi a assistente social da secretaria da Ação Social, Jaciane Pazolini, que passou cópia da constituição, falou dos direitos de deveres do conselheiro e falou do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No dia 18 será palestra com uma advogada que ainda não foi definida.


Votos de cada candidato:


Juliane dos Reis foi a mais votada com 359 votos, em seguida vem Alcebiades Gomes com 294, Andrei Zanella Lamera com 279, Marisa Rauber com 276 e Marcos Cavasotto 241. Os suplentes: Rosana Paulus com 172 votos e em segundo Gracielia dos Santos com 63.
O presidente Lamera lembra que Gracielia desistiu, mas como a homologação dos candidatos já tinha acontecido, permaneceu eleita como segunda suplente, só vai assumir o cargo se dois conselheiros se afastarem, caso isso venha acontecer. Gracielia terá que formalizar um termo de desistência.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=791&img=01’);”>

Pular para o conteúdo