Sulflorenses buscam recursos em Curitiba

05 de Outubro de 2011

“Visitamos diversas secretarias em busca de recursos e assinamos convênios” diz o vice-prefeito Josemar Tomazzini.

Durante a viagem foi assinado um convênio que disponibilizará cerca de 1.300 sacas de fósforo [o fósforo é um dos três nutrientes primários, juntamente com o nitrogênio e o potássio. É um nutriente essencial, nenhum outro pode substituí-lo]para o produtor de leite. O convênio foi assinado no Palácio do Governo com a presença do governador Beto Richa e do Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) de Francisco Beltrão.

Segundo Tomazzini diversos municípios do Paraná assinaram o convênio para o programa de calcário. “Flor da Serra já tem um programa próprio de distribuição de calcário. Isso fez com que optássemos por outro insumo”. O programa beneficiará regiões que apresentam carência desse nutriente no solo como a Linha Rio Verde, Altaneira, Real, São João e Tatetos.

O programa disponibiliza um valor de R$ 70 mil por município. “Flor da Serra do Sul entrará com uma contrapartida de R$ 21 mil. Assim será possível repassar ao agricultor o produto com 70% de subsídio” salienta Tomazzini.

Pelo menos 200 produtores de leite devem ser beneficiados com a assinatura desse convênio. Serão em torno de 400 hectares de pastagens recuperados. O insumo deverá estar a disposição do município dentro de 45 dias.

Os produtores de leite terão que fazer a análise para comprovar que a área precisa do nutriente. “Por mais que a época do plantio de grão já passou o produtor poderá jogar o nutriente no solo que a planta absorverá o nutriente” finaliza Tomazzini.

Investimentos para a nova escola
Durante a viagem para Curitiba a comitiva fez um pedido de cerca de R$ 300 mil para a aquisição de equipamentos para a nova escola. “O Estado tem disponível mesas de refeitório, cadeiras e fogões. Estamos trabalhando para que o Estado repassasse esses equipamentos para o município” explica Tomazzini. A previsão é que o Estado repasse cerca de R$ 220 mil e o município entre com uma contrapartida de cerca de R$ 100 mil. A obra da nova escola está 70% concluída e deverá receber alunos a partir de 2012.

Investimentos para o Distrito de Tatetos

Durante a viagem as lideranças trataram sobre a instalação do serviço de telefonia para o Distrito de Tatetos. “Se não for possível colocar o telefone fixo será trabalhado para que o sinal de celular seja ampliado” salienta Tomazzini.

As lideranças fizeram um pedido para que a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) assumisse o abastecimento de água do Distrito de Tatetos. “Precisamos ampliar a rede de abastecimento para que a população tenha água tratada” salienta o vice-prefeito. No momento estão sendo realizados estudos para identificar se será preciso perfurar um novo poço ou se a captação da água será do rio.

Obras e Infraestrutura
No Departamento de Estradas e Rodagens, a comitiva buscou recursos para obras de calçamento. “O objetivo é trazer a patrulha do DER para trabalhar em Flor da Serra do Sul” explica o vice prefeito.

A comitiva de Flor da Serra do Sul também esteve na Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná).  “Está previsto a construção de mais 15 casas populares no interior de Flor da Serra” afirma Tomazzini. O bairro Industrial deve receber 38 casas populares de 42m² em um terreno doado pela prefeitura.

Outro assunto tratado em Curitiba foi o projeto dos módulos sanitários. “Um projeto novo de mais de 90 unidades solucionará o problema de muitas famílias sulflorenses” finaliza Tomazzini lembrando que dezenas de módulos sanitários já foram disponibilizados à famílias carentes.