Prefeito de Flor da Serra do Sul destaca principais ações

04 de Agosto de 2009

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=193&img=01’);”>Paulo Roberto Savaris, prefeito de Flor da Serra do Sul, através da Ass. Imp. de FSs, destacou as principais ações que estão sendo realizadas no Município e fez uma avaliação do primeiro semestre de 2009.

Composição da Equipe.
Destacou que nos primeiros meses realizou um planejamento administrativo detalhado para compor a equipe administrativa. Os secretários assumiram efetivamente o cargo no mês de marco. “No primeiro momento, adotamos a postura de acompanhar todas as ações a partir de um planejamento prévio. Alem de ver o aspecto político, também avaliamos as referencias técnicas para que pudéssemos ter uma equipe de acordo com as nossas convicções políticas e que atendessem os anseios da população. No primeiro momento, tivemos uma busca para adaptarmos as novas funções. Inicialmente, compomos a equipe com dois secretários.  Apesar de terem assumido apenas em marco, os secretários, desde janeiro estavam realizando planejamentos de seus trabalhos. Isso permitiu que pudéssemos iniciar bem a administração, atendendo primeiramente as principais necessidades da população.”

Avaliação do Primeiro Semestre
Paulo enfatizou que todo o estudo que realizou para montar sua equipe administrativa foi bom, pois tem pessoas capazes de exercer a sua função. “Com isso, avalio como positivo o Primeiro Semestre da minha administração. Conseguimos atender as principais necessidades dos munícipes. Ainda temos muito para avançar e melhorar na administração. Apesar disso, o que projetamos para o primeiro semestre foi executado em pelo menos 80%.”

Ações e prioridades do primeiro semestre
O prefeito comentou que dentre as prioridades para os seis primeiros meses de administração foi a reformulação do parque de maquinas, com a aquisição de novos equipamentos e reforma dos que estavam disponíveis. “Agora, 95% das maquinas da prefeitura estão prestando um bom trabalho para a população. Outra ação importante que realizamos no início do governo foi a recuperação das estradas que foi bastante debatido durante o processo eleitoral. Na saúde, também reformulamos os veículos do setor e estamos construindo a clinica da mulher. Alem disso, tivemos o projeto para a ampliação de um posto de saúde aprovado para que possamos implantar o 24 horas a partir do próximo ano. Na educação, implantamos algumas novas linhas de transportes e também estamos buscando uma parceria com o Governo do Estado para a construção de um novo colégio. Iniciamos a construção de 24 módulos sanitários, sendo que nove já estão concluídos. Retomamos os programas da agricultura, com distribuição de calcário, programa de hora/maquinas. Todas as ações estão dentro do nosso planejamento. Apesar disso, tínhamos uma pretensão maior, mas devido a queda da arrecadação, tivemos que reavaliar os trabalhos planejados.”

Arrecadação do município
Paulo destacou que Flor da Serra esta aumentando a sua arrecadação própria, o que auxilia no crescimento do Município. “o ICM representa 40% da arrecadação total, que junto com o FPM vai para 85% da receita. A nossa capacidade própria de arrecadação, oriunda dos impostos locais, como IPTU, ISS, Alvarás, fica aquém da realidade regional. Com o IPTU que lançamos de 400 imóveis, arrecadamos R$ 45 mil. Ainda tivemos um crescimento de 25% na produção primaria em comparação ao ano passado. Isso nos da uma perspectiva futura muito boa. O grande agravante da nossa administração é a perda da relação ao Fundeb, sendo que 50% da receita é retida, afetando os pequenos município. Isso gera um prejuízo principalmente na área da Educação, pois de R$ 1,5 milhão, va