Indicadores sociais mostram o desenvolvimento de Flor da Serra do Sul

23 de Abril de 2012

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=782&img=01’);”>Quem chega ou passa por Flor da Serra do Sul tem a atenção tomada por algumas placas que dizem: 4º no Paraná e 21º no Brasil em saúde, segundo o IDSUS; 9º em qualidade de vida no Sudoeste, segundo o Ipardes/Firjan; 2ª melhor educação do Paraná, segundo o Ideb/MEC.

Tratam-se de índices de desenvolvimento humano que destacam o município no cenário nacional e estadual, resultantes de avaliações feitas por instituições nacionais de credibilidade e não de uma avaliação feita pela própria administração.

Como e por que Flor da Serra do Sul, um município pequeno, com receita limitada, cuja maior fonte é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), avançou tanto e chegou a esses índices? Para obter essa resposta, passei um dia no município e ouvi alunos, pessoas da comunidade e representantes da administração e dos setores diretamente envolvidos (Educação e Saúde).

Bom desempenho no IDSUS

O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz, a partir de mais de 30 itens, a avaliação contextualizada do desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso das pessoas ao sistema e à efetividade da atenção básica, das atenções ambulatorial e hospitalar e das urgências e emergências. Flor da Serra do Sul obteve índice de 7,77 no IDSUS, ficando em 4º lugar entre os 399 municípios paranaenses e em 21º lugar entre os 5.565 municípios brasileiros.

Ideb/MEC

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou município cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. A nota de Flor da Serra do Sul no Ideb é 6,7, a segunda melhor entre os 399 municípios do Paraná.

Ipardes/Firjan

Segundo levantamento feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de Flor da Serra do Sul é 0,7345, o que coloca o município no 9º lugar em qualidade de vida entre os 42 municípios do Sudoeste do Paraná

Decisões administrativas

e os resultados

Não que Flor da Serra do Sul seja um paraíso de perfeição. Como qualquer município, tem seus problemas e demandas, mas a diferença está na visão e forma como eles são tratados. E também é certo que não se chega a um resultado desses, que não é pouca coisa, da noite para o dia ou de um ano para o outro. Estas conquistas, que referendam Flor da Serra do Sul em qualidade de vida, resultam de um longo caminhar, norteado por decisões administrativas e políticas, planejamento, eficiência na gestão, priorização de investimentos com viabilidade e resolutividade e o cuidado com as pessoas.

Estas conquistas devem ser muito comemoradas pelos sul-florenses. Cada um está de parabéns por estas referências e todos devem bater no peito com ufanismo e satisfação e sentir muito orgulho de viver, trabalhar e constituir suas famílias e patrimônios em um município com tais qualidades. Afinal, os sul-florenses vivem em um município que, independente de quem é prefeito ou vereador, é o 4º do Paraná e 21º do Brasil em qualidade na saúde; o 2º do Paraná em qualidade na Educação e o 9º do Sudoeste em qualidade de vida. E isso, sem dúvidas, enche qualquer cidadão de orgulho pe