Flor da Serra do Sul forma 94 alunos no Programa Educacional de Resistência ás Drogas – PROERD

02 de Junho de 2013

O evento aconteceu no Centro Comunitário da Igreja Reitorada, onde 94 alunos de cinco turmas do 5º ano de três escolas municipais( Escola Municipal Nossa Senhora da Glória, Escola Rural Municipal Alice Rubin Bernardi e Escola Rural Municipal Epitácio Pessoa) receberam os seus certificados.


=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=837&img=01’);”>Prestigiaram o evento e compuseram a mesa de honra a prefeita municipal Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, o presidente do Legislativo Alcenir ‘Ceni’ Rimoldi, o vereador Leucir Castelli, o comandante da 1ª Cia PM de Foz do Iguaçu Jackson Busnello, promotor de justiça da Comarca e Marmeleiro Rafael Silva, vice-prefeito municipal Flávio Griebeler, secretária de educação Inês Pazolini, soldado do destacamento PM local Alaor Fortes e Soldado Brizola da PM de Francisco Beltrão.


No concurso de redação, foram vencedores os alunos Raiane Wessler, Cásio Perondi e Vito dos Santos, da Escola Municipal Nossa Senhora da Glória; Camile Pompermaier, da Escola Rural Municipal Epitácio Pessoa; e Luan Kafer Paulo, da Escola Rural Municipal Alice Rubim Bernardi.


O primeiro a fazer uso da palavra foi o promotor de Justiça da Comarca de Marmeleiro. Doutor Rafael Silva parabenizou os coordenador do Proerd, destacou a eficiência do Programa e disse que é muito importante as orientações repassadas pelo Proerd. “O adolescente sente a necessidade de se destacar. Com isso, ele quer buscar coisas diferentes e se não estiver orientado e alertado sobre o uso das drogas, pode acabar ingressando neste terrível mundo, que conduz a caminhos de destruição”, sintetizou.


Jackson Busnello destacou que a família precisa estar presente e cuidar bem de seus filhos, “senão o bandido e o traficante acabam cuidando”. Ele parabenizou os professores pela participação no Programa e agradece o apoio do Governo Municipal no desenvolvimento do Proerd. “Agora é hora de vocês alunos colocarem em prática tudo que aprenderam nas aulas”, acrescentou ele.


O instrutor do Proerd, soldado Volnei Schossler, também fez um agradecimento especial a parceria concretizada com o Governo Municipal para a viabilização da continuidade do Proerd em Flor da Serra do Sul. “Procuramos a prefeita Lucinda e ela, prontamente, nos atendeu e garantiu a continuidade da parceria do Governo Municipal com o Proerd”, lembrou ele. Também alertou as crianças sobre a importância de pensarem e decidirem sobre seu futuro. “Lembrem que as decisões são de vocês; se querem ser bem sucedidos ou não. Também peço aos pais que sempre prestem atenção no comportamento dos filhos e dêem aos mesmos muito carinho e valorização”.


Segundo a Prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, participar de um evento como esse é muito gratificante, já que o Programa tem como objetivo levar às crianças o conhecimento sobre os prejuízos morais e sociais que trazem as drogas e também a violência. “Participar dessa formatura é muito emocionante para mim. O evento foi muito bem organizado e executado, graças a equipe dedicada que trabalhou para que tudo saísse conforme o planejado. Os alunos que participaram, com certeza, aprenderam muito sobre aos malefícios das drogas e o quanto o uso das mesmas prejudica a pessoa em questão e também a família do usuário. Infelizmente, poucas pessoas conseguem largar o vício após dar início a ele. É por isso que o Proerd é tão importante. Nós temos o dever de conscientizar as nossas crianças e mostrar a elas o caminho certo que devem seguir, pois, sem as instruções necessárias, elas são facilmente induzidas pelos ‘colegas’ a usarem drogas”.


Lucinda Ribeiro de Lima Rosa também comentou sobre a importância da obediência aos pais e aos professores. “Nós devemos educar as nossas crianças, mostrar para elas a importância da obediência e da educação para com os outros. O Proerd é importante, mas somente ele não é suficiente para impedir que as crianças, futuramente, usem drogas. Por isso, pedimos que os pais colaborem com o Proerd, dando continuidade ao aprendizado recebido”.


Flor da Serra do Sul já formou aproximadamente 1.200 alunos no Proerd e, segundo a Prefeita, o trabalho não para por aí. “A Administração está de portas abertas para projetos como esse, que visam o bem estar e a conscientização das nossas crianças. Enquanto estivermos á frente do Executivo, vamos dar prioridade e continuidade ao Proerd”, ressaltou ela.


A Secretaria Municipal de Educação está recebendo todo o apoio necessário da Administração para que mais trabalhos de qualidade como esse possam ser implantados em Flor da Serra do Sul. “Nós vamos dar todo o apoio possível à equipe do Setor de Educação, para que os mesmos possam dar continuidade ao ótimo trabalho que estão desenvolvendo”, finalizou a Prefeita de Flor da Serra do Sul, Lucinda Ribeiro de Lima Rosa.


Em entrevista ao Jornal Tribuna Regional, o Presidente do Legislativo Municipal, Alcenir Rimoldi, comentou sobre o evento. “Estamos muito contentes, pois são mais 94 crianças do nosso Município que estão se formando no Proerd, um programa que investe na educação dos alunos e na sua conscientização contra o uso de drogas. Acredito que, se os pais derem continuidade á esse incentivo em suas casas, o número de viciados em droga, futuramente, será drasticamente reduzido”.


Segundo ele, a Câmara de Flor da Serra do Sul está de portas abertas para programas como esse, contribuindo com os mesmos sempre que necessário. “Nós vereadores estamos aqui para atender as necessidades da população, colaborando sempre naquilo que for necessário para melhorar a qualidade de vida dos nossos pequenos munícipes”.


Recentemente, Alcenir Rimoldi acompanhou a Prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa em uma viagem à capital do Estado, Curitiba. “Durante a viagem, nós participamos da assinatura de um convênio no valor de R$ 300 mil que será repassado ao nosso Município – para edificação de Casa Mortuária e calçamentos no Bairro Industrial, além de estabelecermos contatos com alguns parceiros da Administração”.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=837&img=01’);”>

Pular para o conteúdo