Proerd forma 145 em Flor da Serra

09 de Julho de 2019

A solenidade aconteceu no CTG e reuniu alunos, pais, professores e policiais que participaram das ações do programa

Na semana passada foi realizada em Flor da Serra do Sul, na sede do CTG, a solenidade de formatura dos 145 alunos que participaram das ações do Proerd. A formatura reuniu tanto os pequenos da educação infantil (pré 2) como os alunos do ensino fundamental (5º ano), que receberam certificados, lembranças e premiação pelas redações.

O momento da formatura é o mais esperado pelos alunos, que ficam ansiosos aguardando pela celebração. Ao longo do trabalho realizado em sala de aula, e também fora dela, a Polícia Militar busca uma aproximação entre as crianças e as autoridades, para desmistificar o papel da PM, que deixa de ser visto como agentes repressores e passam a ser visto pelas crianças como amigos, pessoas em que podem confiar.

Em Flor da Serra do Sul o Proerd é desenvolvido há 18 anos, já tendo formado em todos esses anos 1,8 mil alunos. O programa, que tem viés preventivo e estratégico, tem como objetivo educar as crianças através da escola, com o auxílio de policiais e professores. Ao longo das atividades é trabalhado com as crianças sobre os efeitos das drogas, e ensinado à elas as habilidades necessárias para manter-se longe da violência e de substâncias viciantes que causam prejuízos à saúde.

A cabo Tatiane, que trabalhou as aulas com os alunos do Proerd, destacou a importância da parceria construída entre a Polícia e a Prefeitura para que o programa continue no município. “Tudo o que precisamos é atendido pela gestão, por isso agradecemos imensamente o apoio que recebemos. Esse programa é muito importante pois ajuda a formar cidadãos, e demonstra o quanto a prefeitura está preocupada com o bem estar de nossas crianças e o futuro delas. Aos pais fica o pedido para que continuem com essa ação, conversando com seus filhos e apoiando eles na tomada de boas decisões”, afirmou.

A prefeita Lucinda parabenizou a Polícia pelo trabalho realizado e destacou que ao longo desses 18 anos de Proerd no município fica evidente a importância e o papel social que esse programa tem na comunidade. “Parabenizo os formandos, pais, professores e policiais que participam para construir juntos o Proerd. Para nós é muito gratificante poder fazer parte disso, por que as crianças que participam desse programa desenvolvem a consciência de que precisam ficar longe de tudo aquilo que não os ajuda”, enfatizou.

Durante a solenidade o mascote do Proerd, o leão, fez uma entrada especial para interagir com os alunos e entregar as premiações das redações. Após as formalidades, o instrutor Volnei, que ministra as aulas desde o começo no município, destacou que esse pode ser seu último ano participando do programa, e deixou seu agradecimento pelo espaço e apoio que recebeu para atuar com o Proerd em Flor da Serra do Sul.