Colocação de tubos no distrito Tatetos

25 de Abril de 2020

A ação visa diminuir o número de alagamento que é um problema recorrente na comunidade

Nesta última quinta-feira, 23, a Secretaria de Obras de Flor da Serra do Sul iniciou mais uma ação a pedido da comunidade. Está respondendo o pedido de escoamento de água e colocando mais uma carreira de tubos na estrada principal do distrito do Tatetos, interior do município. Segundo o prefeito em exercício, Ceni Rimoldi, os tubos são de 2 metros e visam diminuir o fluxo de água que ocasiona alagamentos.

“É um problema de anos. Em dias de chuva o rio alaga a estrada e isso ocasiona muitos problemas para os moradores. Acredito que agora com os novos tubos o problema será praticamente solucionado, mas ainda não temos certeza se estará tudo resolvido, pois a quantidade de água que pode subir do rio é desconhecida. Por via da natureza pode ainda acontecer alagamentos na comunidade, mas na estrada acredito que isso não acontecerá”, destaca o prefeito.

Ainda conforme ele, a Administração procurou deputados e encaminhou dezenas de projetos para que fosse executado a dragagem do rio Tatetos, até o momento, ainda não houve a liberação. “Esse pedido foi feito há alguns anos pela atual prefeita Lucinda, e viemos sempre reforçando, mas ainda não tivemos êxito. É um projeto mais complicado, pois precisamos do apoio do Instituto Ambiental. Mas como ainda não temos, achamos por bem fazer pelo menos essa tubulação para minimizar o problema”, explica.

O Tatetos foi fundado em 1948, e desde lá o problema de alagamento acontece na comunidade. Segundo o vereador, Nereu Cerati, muitas administrações passaram pelo município e ninguém estava conseguindo resolver. “Fiz a indicação dessa obra há uns 15 dias na Câmara de Vereadores, no qual todos aprovaram, nisso conversei com o prefeito em exercício e com o apoio dele conseguimos começar”, esclarece o vereador complementando que há muitos anos a comunidade vem cobrando a execução desse trabalho.

Ainda conforme o vereador, toda vez que os alagamentos aconteciam a maior dificuldade registrada pelos moradores é que a água ia até suas casas e muitas vezes era preciso retirar os móveis ou até trocá-los. E ainda, ninguém conseguia trafegar pela estrada. “O rio sobe muito e alagava tudo em volta. Esses tubos vão minimizar um pouco, mas não sabemos a quantidade de água que vem, torcemos que melhore a situação”, continua Nereu.

O prefeito Ceni agradece todos do setor rodoviário, pelo empenho e por todo o trabalho que vem sendo realizando, tanto nesta comunidade como em outras. “Viemos resolvendo alguns problemas que vem acontecendo há anos e ainda não tinham sido resolvidos e agora conseguimos fazer. Esperamos que isso resolva e ajude nossos munícipes”, finaliza o prefeito.