Calçamento resolveu o problema na serra

10 de Agosto de 2019

Há alguns meses foi concluído o trecho 02 de pavimentação poliédrica – calçamento – entre as linhas Santa Terezinha e Santo Ângelo, no interior de Flor da Serra do Sul. Este trecho se inicia na BR-280 e desce até a propriedade da família Quempka, perfazendo 1.290,27 metros lineares.

Estima-se que o trecho de calçamento irá beneficiar aproximadamente 60 famílias, incluindo Santa Terezinha, Santo Ângelo descendo até a Siqueira Bello e Santa Emília. O ônibus escolar trafega diariamente no trecho transportando 45 alunos destas comunidades.

O trecho é muito forte, uma serra cheia de curvas. Moradores e até a prefeita Lucinda brincam que esta é a Serra do Rio do Rastro de Flor da Serra do Sul, uma menção a famosa serra catarinense que une o litoral a Urubici e São Joaquim.

O valor global da obra foi de R$ 761.231,60, mais a contrapartida do município incluindo trabalhos de terraplanagem, alargamento da estrada e drenagem pluvial, com a instalação de tubos de concreto.

Na semana passada a prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa foi visitar algumas das mais de 60 famílias beneficiadas e levou junto o presidente da Câmara, Sedinei Chaviel da Rosa, o secretário de Indústria e Comércio Antônio Rogério de Souza e o diretor de Meio Ambiente Adão Carlos Rodrigues da Silva (Carlinhos).

“É importante que o pessoal da cidade que não passa por este trecho também saiba da construção deste calçamento. Sempre foi um problema manter a estrada em dia aqui nesta serra. Nós e os prefeitos anteriores tínhamos que gastar muito dinheiro, estar sempre roleando e cascalhando a serra pra que os carros, caminhões e principalmente o ônibus da escola pudessem andar com segurança” explica a prefeita Lucinda.

O município de Flor da Serra do Sul conta com aproximadamente 470 quilômetros de estradas interioranas, sento 50 quilômetros destas estradas pavimentados com calçamento e pelo menos mais uns 12 quilômetros com asfalto.