Secretaria de Meio Ambiente de Flor da Serra do Sul se prepara para realização da 2ª Edição da Gincana Ambiental

20 de Setembro de 2013

A Diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Flor da Serra do Sul, Liane Sustakoski, comentou sobre a organização da 2ª Gincana Ambiental, voltada para os jovens, que acontecerá no sábado, dia 28 de setembro de 2013. O Lema da 2ª Gincana Ambiental é ‘por amor a juventude, a família e ao meio ambiente’

Segundo revelou, a programação é muito importante para conscientizar a população. “A Gincana será iniciada às 8hs da manhã. Após a chegada dos participantes, será servido o café da manhã e, às 9h15min, será realizado o discurso das autoridades presentes. Nós também vamos contar com a presença de uma psicóloga, que irá palestrar sobre o assunto ‘Juventude e Família’. Logo após a palestra, será servido o almoço para os jovens no pavilhão da Igreja Católica Nossa Senhora de Fátima. Às 13h30min, será iniciada a parte das gincanas, que acontecerão no Ginásio Municipal de Esportes, contando com diversas provas e brincadeiras. No período matutino, vamos contar apenas com a presença dos jovens de Flor da Serra do Sul, pois o pavilhão não comporta muitas pessoas. Na parte da tarde, os jovens de outros municípios também estão convidados para participar, já que essa etapa da Gincana será realizada no Ginásio de Esportes”.

As provas da Gincana já estão pré definidas e, conforme Liane Sustakoski, o número de inscritos superou a expectativa. “17 equipes confirmaram sua participação na 2ª Gincana Ambiental. Estamos muito contentes, pois no total são mais de 400 jovens que irão participar da programação, tanto da cidade como do interior. Cada equipe contará com uma dupla de coordenadores, para que as provas possam ser executadas com pleno êxito. Esperamos que cada vez mais jovens se interessem em participar desse evento, que também tem por finalidade mostrar aos jovens que não é necessário ingerir bebida alcoólica para se divertir, tendo em vista que no dia serão servidos apenas sucos. Cada participante receberá uma camiseta, ressaltando sua participação no evento. Queremos mostrar aos visitantes o resultado positivo que a Gincana Ambiental gera, para que também possam implantar um sistema de conscientização como esse em seu município”.

A Gincana faz parte dos programas de educação ambiental da Secretaria, que são planejados e executados com suporte de recursos do ICMS Ecológico que a Administração de Flor da Serra do Sul recebe do Governo Estadual. “Essa é a segunda edição da Gincana Ambiental, que acontece a cada dois anos no nosso Município. Nós temos planos para que essa programação continue, pois é muito fácil conscientizar as pessoas através de gincanas. Queremos levar até os jovens novas ideias de sustentabilidade e preservação, pois a nossa saúde também depende de vivermos em um local limpo e preservado”, explicou ela.

Preservação de Fontes, Horta Orgânica e Educação Ambiental

A equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, coordenada pelo secretário Aquelino Dalla Valle, além de estar envolvida na organização da 2ª edição da Gincana Ambiental, está dando continuidade às demais atividades. “Vamos prosseguir com os demais trabalhos normalmente, pois vários projetos estão em andamento na Secretaria. Nós pretendemos criar novos programas de conscientização no Município, como a Gincana dos Idosos, que será realizada em novembro, e o Programa de Proteção de Fontes, que foi adiado por causa do inverno brusco que atingiu a região, mas será reiniciado em breve”.

Além desses trabalhos, a Secretaria está desenvolvendo um projeto com os beneficiados pelo Bolsa Família, que estão contribuindo no plantio e colheita dos alimentos da Horta Orgânica de Flor da Serra do Sul. “Nos próximos dias essas pessoas irão contribuir também no plantio de novas mudas de flores próximas ao Lago Municipal. Flor da Serra do Sul possui muitos atrativos, é um lugar muito bom para se visitar. Por esse motivo, estamos organizando e promovendo novos eventos ambientais, para que não só a cidade, mas também a área rural possa estar bem cuidada, limpa e a cada dia mais bonita”, enfatizou ela.

O Município possui diversos locais estratégicos de preservação, principalmente as matas ciliares nas margens dos rios, locais onde a preservação é de extrema importância. “É muito importante que locais como esses estejam protegidos. Para isso, é necessário incentivarmos as nossas crianças e adolescentes a preservarem o que de mais bonito lhes foi dado: a natureza. Sabemos que, se as pessoas continuarem desmatando e jogando lixo nas ruas, logo viveremos em um local sem ar puro para respirarmos ou árvores para nos fornecer sombra nos dias de calor”, ressaltou Liane Sustakoski.

Para que o processo de educação ambiental seja mais fácil e obtenha mais êxito, a Secretaria de Meio Ambiente está levando as informações de preservação para dentro das salas de aula, além de promover passeios em trilhas ecológicas que pertencem à reserva de APP (Área de Preservação Permanente). “Estamos muito contentes com os resultados que o programa de educação ambiental está trazendo para o Município. Quero agradecer imensamente a Administração de Flor da Serra do Sul, em nome da prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, pela força e apoio na execução de todos os trabalhos da Secretaria de Meio Ambiente”, finalizou a diretora da Secretaria.