FSSul aumenta nota do ICMS Ecológico

16 de Maio de 2012

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=794&img=01’);”>Em março deste ano, integrantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), além da universidade Unioeste, de Francisco Beltrão-PR, estiveram em Flor da Serra do Sul avaliando o município para aplicar a nota do ICMS Ecológico, referente a 2011.



Conforme a diretora do departamento de Meio Ambiente de Flor da Serra do Sul, Liane Sustacowiski, a visita funciona como uma fiscalização, uma vez que Flor da Serra do Sul recebe mais de R$ 1 milhão por ano do governo por proteger nascentes de rios. Algumas das principais nascentes estão na linha Real e desaguam no rio Araçá que mais adiante abastece o município de Francisco Beltrão.



Foram 12 itens avaliados em todo o município. De acordo com Liane, no quesito mata ciliar Flor da Serra do Sul passou de 8 para 8.14. No programa de desenvolvimento florestal houve queda de 8 para 7.8. “Nós fizemos um trabalho plantando árvores, mas devido a geada algumas árvores e plantas morreram”, explica Liane, afirmando que também houve uma pequena queda na nota da poluição por dejetos de animais, de 7.5 para 7.42.



Quesitos como manejo de solo a nota subiu de 6 para 6.92, combate ao uso de agroquímicos  de 6 para 6.35, recuperação da área ambiental de 6.5 para 6.8, poluição industrial e ambiental de 7 para 7,21 e saneamento básico na área do manancial de 7.5 para 7.71.



“Educação ambiental aumentamos de 8.7 para 8.94, e efetivo funcionamento do conselho do meio ambiente passamos de 5 para 6.21. Trabalhamos bastante encima disso e vamos continuar trabalhando estes assuntos”, comenta Liane, revelando que a queda de 7.5 para 7.28 na estrutura do meio ambiente, foi em função de que os funcionários não se dedicam exclusivamente ao meio ambiente, e sim a trabalhos em praticamente todas as secretarias.
Houve queda também no quesito projetos desenvolvidos no município para preservação ambiental na bacia, de 8 para 7.1. No geral, Flor da Serra do Sul aumentou a nota de 7.1 para 7.37. “Mostramos todos os trabalhos e tivemos um bom aumento na nota que é importante para o município”, comenta Liane.



Os técnicos passaram orientações à secretaria, principalmente para intensificar os trabalhos com os produtores fixados as margens do rio Araçá. “Vamos trabalhar neste sentido, também continuar com proteção de fontes, reformas de cercas e muitos outros trabalhos na secretaria de Meio Ambiente”, finaliza Liane Sustacowiski.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=794&img=01’);”>

Pular para o conteúdo