Campanha da aftosa tem novidade

05 de Maio de 2010

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=393&img=01’);”>A campanha de vacinação do gado contra a febre aftosa no Paraná iniciou dia 1º de maio. A campanha que é realizada duas vezes por ano, em maio e novembro, agora tem uma novidade.
Como o estado do Paraná pretende se tornar uma área livre da aftosa, só será vacinado o rebanho que possuir menos de 24 meses.



Giovanni Luiz Pizzato, responsável pelo escritório da SEAB (Secretaria Estadual de Abastecimento) e pela secretaria do meio ambiente de Flor da Serra do Sul, explica que o prazo se estende até dia 30 de maio. O pecuarista que não possui gado com a idade exigida para vacinar, deverá comparecer na secretaria para atualizar seu cadastro.
O processo de vacinação é o seguinte: o pecuarista compra a vacina em qualquer agropecuária, recebe a nota fiscal da compra, vai até a propriedade e faz a aplicação no rebanho, depois leva o comprovante da compra das vacinas, junto com uma lista do rebanho, e na SEAB faz a ficha de vacinação.



Giovanni informa que na última campanha, realizada em novembro de 2009, foram vacinados 15.650 cabeças de gado, atingindo 100% das propriedades. Agora esse número deve se reduzir para aproximadamente 5 mil cabeças.
O responsável lembra às penalidades que serão aplicadas as pessoas que descumprirem a campanha. A SEAB fará uma visita a propriedade e se constatado a falta de vacinação do gado, o proprietário assinara um termo de ocorrência, e em caso de reincidência, multa.



A partir do dia 1º de junho o gado só pode ser vacinado com a autorização da SEAB, que vem acompanhar a vacinação.


 






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=393&img=01’);”>

Pular para o conteúdo