Lourdes Perondi falece em consequência do Covid

21 de Janeiro de 2021

Município de Flor da Serra do Sul decreta luto oficial de três dias em razão do falecimento da primeira agente de saúde da prefeitura

Lourdes Angela Grosbelli Perondi faleceu, às 21h30 de ontem, dia 20 de janeiro, vítima de Covid. Lourdes nasceu em 31 de maio de 1937, estava com 83 anos. Vinte dias atrás Lourdes apresentou sintomas do coronavírus, ficou hospitalizada no hospital regional de Francisco Beltrão, deu alta, mas esta semana voltou a apresentar problemas em razão do Covid. Há dois anos Lourdes teve uma pneumonia muito forte, havia ficado vários dias internada. Lourdes faleceu no hospital Palma Sola.

A prefeitura municipal de Flor da Serra do Sul decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento da primeira agente de saúde do município, atuando na área entre 01/03/1993 a 01/07/1998. Lourdes deixa enlutado cinco filhos, sete netos, um bisneto além dos demais familiares e amigos. Lourdes ficou viúva aos 53 anos.

Os filhos lembram da época que Flor da Serra era distrito de Salgado Filho: “Aqui tinha um postinho de saúde e a mãe foi a primeira funcionária pública de Flor da Serra. Foi ela quem cuidou deste posto de saúde até Flor da Serra se emancipar. Fazia de tudo, aplicava vacinas, passava pano, limpava e atendia todos que chegavam”.

Lourdes é lembrada como uma pessoa guerreira, sempre sorrindo e motivando os outros. Uma mulher de voz única, sempre cantando na igreja, catequista e muito atuante na comunidade. Quando Flor da Serra ainda não tinha panificadora a ‘dona Lurdes’ era quem fazia bolos de casamento, aniversário; por mais de 30 anos vendeu produtos da Avon.

Como Lourdes faleceu vítima de consequências do Covid ela não pode ser velada. No cemitério municipal familiares prestaram suas últimas homenagens diante de um caixão lacrado.

Nascimento

31/05/1937