Mais dignidade para o portador de necessidade especial

14 de Novembro de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=705&img=01’);”>Pessoas deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada poderão ingressar no mercado de trabalho sem perder o benefício. A lei 12.470 foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em setembro. Segundo a assistente social e coordenadora do curso de Serviço Social da Unoesc, Marisete Camini, a alteração na lei é um avanço. “A alteração possibilita uma mudança de percepção sobre a condição da pessoa com deficiência” afirma a assistente social. Mas para permanecer com o benefício ainda é preciso continuar com renda per capta inferior a um quarto do salário mínimo.



O sonho do sulflorense Abrão dos Santos agora pode estar mais perto da realidade. Na edição do dia 25 de agosto, semana em que o Brasil comemorava a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, o Sentinela mostrou um sonho antigo de Abrão: o de trabalhar. “Tenho 40 anos e nunca trabalhei. Tenho muitos sonhos, mas o meu maior sonho é o de trabalhar” diz Abrão.



A alteração na lei também permite que o beneficiário ingresse no mercado de trabalho, tenha o benefício suspenso por dois anos (caso ultrapasse a renda per capta) e volte a receber o benefício sem precisar passar por avaliações do INSS.  “Algumas pessoas com deficiência têm algumas limitações e condições diferenciadas. A alteração permite que a família apoie o deficiente a ingressar no mercado de trabalho com tranquilidade, pois ele poderá voltar a receber o benefício, caso não se mantenha no trabalho” explica a assistente social, Marisete Camini.



Mas há ainda muitas barreiras para se romper. “Deve haver uma maior aceitação do deficiente como um todo. Fala-se muito sobre acessibilidade, mas as políticas para as pessoas com deficiência devem ir além” diz a assistente social. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego de cada 10 vagas que deveriam ser destinadas para deficientes apenas duas são preenchidas.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=705&img=01’);”>

Pular para o conteúdo