Gincana com os idosos

22 de Agosto de 2019

Pensando na qualidade de vida e em promover o fortalecimento dos laços sociais foi realizada com os idosos que participam do grupo de caminhada orientada, em Flor da Serra do Sul, uma gincana. A atividade aconteceu na semana passada, na praça do lago municipal, e reuniu cerca de 40 idosos da cidade.

Conforme a psicóloga Laiz Cecchin, a atividade foi realizada com a presença da prefeita Lucinda Ribeiro, do vice-prefeito Alcenir Rimoldi, da secretária de Saúde Inês Pazzolini, além da equipe que atua no Nasf e no posto de saúde. “Durante a gincana promovemos várias brincadeiras relacionadas com a gincana e também aproveitamos a oportunidade para fazer a entrega de uma camiseta para os participantes do grupo”, explica.

O projeto da Caminhada Orientada – Passos da Saúde – é coordenado pelo Nasf e realizado através da Academia da Saúde. “A principal atividade é o incentivo a prática do exército físico. O projeto tem como cronograma dois encontros semanais, nas terças e quintas às 17h na academia de saúde, sob orientação do educador físico Fábio Dal Magro e da técnica de enfermagem Delci Buffon”, detalha Laiz.

Conforme a psicóloga essa é mais uma atividade desenvolvida para a prevenção de doenças e promoção de saúde. “Isso porquê estimula a mudança de hábitos que levam o paciente a ter uma melhora em sua qualidade de vida e na saúde como um todo”, enfatiza.

Além dos benefícios físicos, Laiz destaca a importância da interação com outras pessoas para a saúde mental dos idosos. “Os pacientes interagem com outras pessoas, é um momento de descontração e diversão. Isso contribui para a saúde como um todo. Os idosos adoraram as atividades, eles são pacientes ativos e participativos, que realmente estão presentes. Tem dias que temos mais de 40 idosos participando da caminhada orientada, então é um grupo bem legal de se trabalhar”, enfatizou.