Flor da Serra recicla o lixo urbano

26 de Março de 2010

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=361&img=01’);”>No inicio de 2009 a secretaria do Meio Ambiente, de Flor da Serra do Sul iniciou o projeto de separação para reciclagem de lixo no perímetro urbano. Este lixo é coletado por um casal do município, Garibaldi Toral, a esposa Ondina e o filho Roberto, que possuem um barracão próprio na cidade.

Em média a família Toral recicla 5 mil quilos por mês. O papelão, latinhas de bebida, plástico e demais materiais são vendidos para uma recicladora de Francisco Beltrão. Com isto o rendimento mensal dos Toral chega próximo de três salários mínimos.

Segundo a coordenadora de educação ambiental, Liane Sustakowski, em 2010 a reciclagem atingiu 80% do lixo produzido na cidade, à meta da Secretaria do Meio Ambiente é atingir até o final deste ano 95%. “Agradecemos a população da cidade pela colaboração e dedicação em separar o lixo em suas residências. Pedimos que continuem com este trabalho, pois a natureza e o meio ambiente agradecem”, comunica Liane.

Liane fez uma pesquisa no perímetro urbano, que tem aproximadamente 900 habitantes, constatando que são produzidos 7 mil quilos de lixo reciclado por mês, isto dá uma média de 7,78 quilos de lixo por habitante. Num ano são mais de 80 mil quilos.

Projetos para 2010

A Secretaria do Meio Ambiente de Flor da Serra do Sul destaca alguns dos projetos de educação ambiental para 2010:
Palestras sobre a proteção de fontes com a participação dos alunos; Construção de uma estufa com litros descartáveis na escola Nossa Senhora da Glória para plantio de verduras; Plantio de árvores nativas nas margens do rio Pedra Lisa com participação dos alunos; Ajudar e acompanhar a manutenção das hortas nas escolas; Iniciar o processo de transformar o adubo orgânico produzido na cidade para utilizar nas hortas e canteiros da cidade; Acompanhar a separação do lixo reciclado orgânico em toda a cidade; Caminhada ecológica e palestra com alunos nas trilhas ecológicas; Distribuição de mudas de árvores nativas frutíferas nos dias relacionadas ao meio ambiente; além de cuidar e manter os canteiros de flores na cidade.