Veterinário incentiva inseminação

31 de Julho de 2009

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=191&img=01’);”>A entrega do botijão de sêmen na linha São Bento em Flor da Serra aconteceu dia 9 de julho. Na ocasião, o médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Valmor Felipe Júnior, fez uma palestra sobre inseminação artificial em vacas leiteiras.

Valmor falou sobre as vantagens da inseminação e que o procedimento traz economia para a propriedade, além de melhorar a genética dos animais.

O veterinário explicou sobre os cuidados na criação de bezerros, enfatizando a importância de uma boa alimentação, construção de um abrigo onde não haja acumulo de água e o manejo adequado para evitar problemas como a diarréia.
Outro cuidado é que cada bezerro deve ter uma ficha de identificação com todos os dados, que é entregue na Secretaria de Agricultura.

Com a entrega na linha São Bento, são oito comunidades que receberam o programa de inseminação artificial. Já haviam sido contempladas as linhas Tatetos, Bandeirantes, Pedra Lisa, Santo Ângelo, Altaneira, Cachoeirinha e São João.
Conforme Valmor, haverá uma competição de bezerros de inseminação em Flor da Serra do Sul no final de 2010, com premiação para os vencedores.

Além dos agricultores, estiveram presentes na linha São Bento o Secretário Municipal de Agricultura, Nelson Kunsler, o técnico agropecuário Alex Reidoerfer e o vereador João Mariano.
Ass.Imp.FSs