Reunião conjunta em Flor da Serra do Sul

12 de Janeiro de 2009

rel=prettyPhoto

>Flor da Serra do Sul realizou uma reunião conjunta na Câmara Municipal de Vereadores para avaliar os efeitos da estiagem e formular sugestões que possam solucionar os problemas enfrentados pelos agricultores do município durante a estiagem de outubro ao início de janeiro. O encontro foi realizado a pedido da ACAMSOP (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná).

Estiveram presentes vereadores, representante da Emater, Cooper São Miguel do Rio Verde, DERAL (Departamento de Economia Rural), CSA (Conselho de Sanidade Animal), Sicoob, vice-prefeito, agricultores e lideranças do município.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ênio Machado, destacou que os pedidos do Proagro não dependem da decretação de estado de emergência. Exemplificou: “havendo 20 ou 30 pedidos do seguro, o fiscal da empresa responsável vem e faz a vistoria. Sendo constatado perda de 35%, o agricultor recebe o seguro.” Durante a reunião, os presentes demonstraram a intenção de acionar imediatamente o Proagro.

O decreto pode auxiliar principalmente o agricultor que plantou sem financiamento e perdeu tudo. “Neste caso, ele tem um instrumento a mais para ser reconhecido pelo banco, pois se o município decretou estado de emergência é sinal de que foi afetado pela estiagem,” declara Ênio.

Financiamentos e Proagro

O vice-prefeito, Josemar Tomazzini, repassou os dados dos financiamentos e disse que até o momento os pedidos de Proagro são de 25%. Tomazzini destacou que pelo número de pedidos do seguro, a porcentagem não chega ao que se comenta, mas que nos próximos dias pode aumentar, porque os agricultores continuam solicitando os seguros.

Dentre as reivindicações e propostas apresentadas destaca-se a urgência na liberação dos Proagos para que os produtores possam utilizar o pouco que resta das lavouras de milho para fazer silagem. A produção de milho (plantada no sedo) foi a mais atingida e economicamente tornou-se inviável a sua venda. Produtores procuram acionar o seguro para poder fazer silagem deste milho, levando em consideração que a pecuária leiteira também sofreu grandes perdas com a estiagem dos últimos meses.

Reunião da ACAMSOP em Nova Prata do Iguaçu

Os pedidos de cada município foram entregues para a ACAMSOP dia 17 de janeiro, durante a reunião com os presidentes de Câmara de Vereadores, em Nova Prata do Iguaçu. Um documento com as propostas deve ser entregue para os governos Federal e Estadual no máximo em 20 dias.
Das 27 câmaras de Vereadores que fazem parte da ACAMSOP, 23 participaram da reunião e três não compareceram, mas enviaram documento justificando a ausência juntamente com as reivindicações. Na avaliação dos presentes, as reuniões nos municípios foram positivas e serviram para entender melhor a realidade local.

BOX:
Os números dos financiamentos