Notícias

Flor da Serra do Sul, PR °min °max

Mais de 600 animais recebem vacina da brucelose

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=796&img=01’);”>A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná por meio da Secretaria de Agricultura de Flor da Serra do Sul realizou no mês de abril e maio a vacina da brucelose em mais de 600 animais. Conforme o médico veterinário responsável pelo controle sanitário no município, Valmor Felipe Júnior, a brucelose é uma doença causada por uma bactéria, que pode passar para o ser humano. “Por isso é importante realizar o controle sanitário em todo o territorial nacional”, explica Júnior.


Ainda conforme o veterinário a época da campanha da brucelose são os meses de abril e outubro. “Fazemos a vacina da brucelose um mês antes da aftosa que é em maio e novembro”, explica informando que as vacinas da brucelose só terminaram este mês devido a meta de vacinar 100% das bezerras.


Os animais vacinados são somente fêmeas que têm de três a oito meses de idade. O custo por vacina é de R$ 6. Luiz Kempka, da linha Santa Terezinha, interior de Flor da Serra, vacinou cinco novilhas do seu plantel. “Nunca tive nenhum problema com brucelose, sempre vacinei as novilhas. O leite é minha principal renda, por isso mantenho a saúde dos animais em dia”, enfatiza Kempka.


 


Apoio do Governo


A Agencia Estadual de Notícias do Paraná divulgou que o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, está intensificando por meio de medidas o fortalecimento da pecuária leiteira no Paraná. Entre as prioridades nesta área estão o combate a doenças como a brucelose bovina, melhoria genética, assistência técnica e a qualificação do produtor.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=796&img=01’);”>