Empresa Gralha Azul procura parcerias em FSSul

10 de Março de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=581&img=01’);”>Agricultores do município de Flor da Serra do Sul, que estão interessados em ter mais uma fonte de renda, podem investir em aves de postura para a produção de ovos.

A empresa Gralha Azul, de Francisco Beltrão-PR, que emprega cerca de 250 funcionários, está buscando parcerias com agricultores de Flor da Serra do Sul para produção de ovos.

Este trabalho da empresa Gralha Azul já iniciou há um ano e meio no município, porém algumas questões de financiamento fizeram com que produtores acabassem se retraindo em relação ao projeto. Agora, em novembro de 2010 o projeto foi relançado e já conta com cinco produtores.

“O produtor entra com a parte de infraestrutura e mão de obra, a empresa Gralha Azul disponibilizará as galinhas, toda a parte de alimentação, assistência técnica, veterinária e o recolhimento dos ovos a cada dois dias”, comenta o supervisor de postura da empresa Valdemar Policeno, afirmando que um aviário de 264 m² custa aproximadamente R$ 30 mil, e comporta cerca de 3.600 aves.

Com este número de aves estima-se produzir 1,3 milhão de ovos por ano. Valdemar não apresentou a expectativa de lucratividade da atividade: “Este cálculo é complexo, envolve conversão alimentar sobre a razão disponibilizada, preço do milho, da caixa de ovos, dentre outras questões” finaliza Valdemar.

Os agricultores de Flor da Serra do Sul que estão investindo nessa atividade são: Zeferino Smaniotto, Santo Bassanesi, Primo Bassanesi, Pedro Bassanesi e Roberto Bassanesi. Desses, um reside na linha São Bento e os demais na linha Ferreira.

“A empresa Gralha Azul está à disposição para firmar mais parcerias com agricultores”, finaliza Policeno, afirmando que em Salgado Filho essa atividade deu certo e há cerca de 100 mil aves no município.
Além da prefeitura municipal, outro parceiro no projeto é a Cooperativa Sicoob, que financia os aviários aos agricultores.

“As tratativas desse projeto iniciaram no governo do Luiz Guimarães, agora demos prosseguimento. Isto permitirá alternativa de renda para esses agricultores. O município é parceiro e desejamos boas-vindas à Gralha Azul”, comenta o prefeito Paulo Savaris, reafirmando o compromisso de Flor da Serra do Sul com a geração de renda para os sulflorenses.