Treze famílias assinam documentação da casa própria

08 de Agosto de 2012

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=820&img=01’);”>Treze famílias de agricultores de Flor da Serra do Sul assinaram na semana passada, dia 3, a documentação de suas novas casas, através do programa Bem Morar Paraná. Os pequenos agricultores terão suas casas construídas com o valor de R$ 25 mil, a fundo perdido. “O investimento deles será de R$ 1 mil, divididos em quatro parcelas de R$ 250, sendo uma por ano”, explica Gildo Rauber, secretário de Indústria e Comércio, de Flor da Serra do Sul e responsável pela documentação no município.

O programa Morar Bem Paraná funciona em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Caixa Econômica Federal e municípios beneficiados. Em Flor da Serra do Sul está é a primeira vez que o programa beneficia sulflorenses, por intermédio da Prefeitura.

Raquel Agatti Brizolla de Oliveira, da linha São Bento, assinou a documentação de sua primeira casa de alvenaria. “Atualmente tomo banho no tanque ou na sanga, ter um chuveiro vai mudar muita coisa na minha vida”, fala Raquel afirmando que está se sentindo animada. Seu filho de sete anos estuda na cidade, que fica cerca de 20 quilômetros de sua casa. “Ele acorda todo dia às 5h30, tem dias que chora, mas é para o bem dele”, afirma contando que ter uma casa confortável faz sua família querer continuar na agricultura.
Todas as casas terão 53m², divididos em três quartos, sala, cozinha, banheiro e uma área externa. O prazo para execução da obra é de 5 meses.

Durante a assinatura dos contratos os sulflorenses também receberam orientações de representantes da Caixa Econômica, Prefeitura e Cohapar. O valor da obra está sendo dividido em R$ 18 mil para o material e até R$ 6.200,00 para mão de obra. Os terrenos que receberão as novas moradias já estão terraplanados ou em fase de terraplanagem.