Flor da Serra participa da conferência estadual de Transparência e controle Social

16 de Março de 2012

Segundo a assistente social Jaciane Pasolini, que representou Flor da Serra no evento, as propostas levadas à conferência foram elaboradas para contribuir com a consolidação da democracia e acompanhamento da gestão pública. “O objetivo da conferência é exigir maior transparência nos gastos públicos, fortalecer as relações entre sociedade e governo, e combater a corrupção”, ressaltou.

Entre as propostas, está a inclusão de matérias específicas no Ensino Médio e Fundamental, para tratar sobre políticas públicas. “As propostas também sugerem a liberação de recursos federais aos municípios, sem a intervenção dos deputados, com o objetivo de evitar a cobrança de propinas”, explicou a assistente social.

Os participantes da etapa regional de Francisco Beltrão sugeriram ainda que as audiências públicas sejam realizadas com uma linguagem clara e de fácil entendimento à população. “Também elaboramos propostas para o fim da indicação política para cargos do Judiciário e do Tribunal de Contas municipal, estadual e federal”, citou Jaciane.

As propostas elaboradas defendem que o Ministério Público esteja mais presente na comunidade e realize encontros para avaliar gastos públicos e repassar orientações à população.

Durante a etapa estadual, foram selecionadas 20 propostas, entre 360 elaboradas durante as etapas regionais, que serão apresentadas em Brasília entre os dias 18 e 20 de maio, na conferência nacional. “As propostas contribuirão para a formulação do Plano Nacional de Transparência e Combate à Corrupção. Durante a conferência também pedimos que a Justiça trate a corrupção como crime hediondo e imprescritível”, concluiu.