“Verás que um filho teu não foge à luta!”

10 de Setembro de 2009

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=234&img=01’);”>Quando nos reunimos para organizar as comemorações alusivas a semana da pátria, sabíamos que seriam muitos os nossos desafios, pois todo e qualquer grande evento exige determinação e entrega, mas estávamos dispostos a enfrentar os desafios que poderiam surgir. Pensamos aproveitar o momento da semana da pátria e trazer a tona o tema reciclagem, pois precisamos repensar nossas atitudes ambientais.

Depois de tudo já planejado e organizado veio o surto da gripe (H1N1) e com ela o cancelamento das aulas e de outras atividades, fazendo com que o plano inicial mudasse. O que seria uma grande lição de cidadania, passou para um simples desfile.
Enfim o grande dia chegou! Tudo ensaiado, tudo preparado, cada coisa no seu lugar, euforia para apresentar o que tínhamos construído juntos, as entidades, escolas, autoridades, funcionários públicos, voluntários, todos a postos para desfilar e mostrar o nosso amor pelo país e pelo lugar que moramos: FLOR DA SERRA DO SUL.

Mas a vontade de Deus é maior do que tudo e sempre prevalece.  Veio a chuva e com ela a melhor lição que poderíamos receber. Quando tudo parecia ter dado errado e que o melhor seria encerrar.  Naquele momento, aprendi que patriotismo e cidadania não é apenas desfile, estar todos alinhados, com roupas iguais, cartazes falando do amor ao nosso país. Aprendi que cidadania é o que aconteceu no momento da chuva: a solidariedade! Todos se ajudando, indiferente de religião, segmento político, raça, cor ou qualquer outra diferença. Naquele momento todos tinham um só pensamento: o de ajudar uns aos outros e não deixar que nada de ruim atrapalhasse o nosso patriotismo.

Então como num ato da mais bela cidadania, recolhemos tudo, abrigamos todos os sulflorenses que de uma forma ou outra estavam envolvidos com o desfile e seguimos até o salão paroquial onde finalmente fizemos o ato solene, cantando os hinos (hino nacional e hino do município) da melhor forma possível, tendo vivenciado o verdadeiro sentido de “Verás que um filho teu não foge a luta..”

Pra mim, cidadania e patriotismo é o que aconteceu no dia 07 de Setembro de 2009, juntos, aprendemos que com a nossa união podemos conquistar o que quisermos, que o verdadeiro amor pela pátria começa por amarmos o nosso município e todos que moram nele.
Sinto orgulho de ser uma CIDADÃ SULFLORENSE!

Maristela Girardi Paetzold ( Téya)