Jovens discutem políticas públicas

16 de Agosto de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=649&img=01’);”>A 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude foi realizada no dia 30 de julho em Flor da Serra do Sul. “Discutimos políticas públicas voltadas aos jovens como acessibilidade, mercado de trabalho e cultura” diz um dos organizadores da conferência Andrei Zanella Lamera. O objetivo da conferência é aproximar os jovens “Os jovens estão muito distantes um dos outros, e para mudar isso por que não fazer do centro de eventos uma sala de cinema?” diz. Cerca de 40 jovens participaram e elaboraram propostas que serão levadas para a conferência regional, estadual e depois nacional.

Durante a conferência foram discutidos cinco temas: direito ao desenvolvimento integral; direito ao território, direito à experimentação e qualidade de vida, direito a diversidade e a vida segura; e direito a participação.

Na conferência foi organizada uma comissão para fundar um grupo de jovens em Flor da Serra do Sul “Em 2003 o grupo de jovens tinha 50 integrantes, mas as pessoas que formavam o grupo tomaram rumos diferentes e o grupo se extinguiu” diz Lamera.
Para facilitar o acesso do jovem ao mercado de trabalho, o grupo discutiu uma política de incentivo às empresas para contratar jovens sem experiências. “Os jovens de Flor da Serra do Sul também sentem a falta de cursos profissionalizantes” diz Lamera. Hoje muitos jovens se dirigem a Francisco Beltrão para fazer cursos.  “Isso faz com que perdemos horas dentro do ônibus e que tenhamos pouco tempo para fazer os trabalhos extraclasses. Uma saída seria trazer cursos para cá e diminuir a carga horária de trabalho do estudante”  finaliza Andrei.