Notícias

Flor da Serra do Sul, PR °min °max

FSSul se prepara para lançar projeto Agentes de Leitura

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=537&img=01’);”>Flor da Serra do Sul é um dos três municípios paranaenses selecionados para fazer parte do projeto Agentes de Leitura. O projeto tem como objetivo promover a democratização do acesso à produção, à fruição e à difusão cultural através do livro e da leitura como ação cultural e estratégica de inclusão social de desenvolvimento humano, através de atividades de socialização de acervo bibliográfico e de experiências de leituras compartilhadas como exercícios de cidadania, de compreensão de mundo e de ação alfabetizadora.



O projeto é disponibilizado através de uma parceria do Ministério de Cultura (MINC), apoio do deputado estadual Marcelo Almeida (PMDB) e Administração Municipal de Flor da Serra do Sul através das suas Secretarias. De acordo com a Diretora de Cultura, Maristela Girardi Paetzold o município de Flor da Serra do Sul está com os recursos em caixa. “Já estamos em processo de licitação para fazer aquisição dos materiais necessários” salienta ela.



Ao todo serão contratadas, por processo seletivo, 25 agentes de leitura para trabalhar no projeto. Os interessados nas vagas devem ter entre 18 e 29 anos, ter concluído o ensino médio e preferencialmente ser beneficiário do Bolsa Família. A função dos agentes de leitura será cadastrar famílias do município para atendimento domiciliar, para promover empréstimos de livros. Cada agente receberá um kit contendo livros, mochila, uniforme, bicicleta e uma bolsa mensal de R$ 350.



Maristela revela os dois municípios que também foram contemplados com o projeto no estado do Paraná: “Antonina tem aproximadamente 19 mil habitantes e Londrina tem quase 500 mil. Cada município tem características e dificuldades específicas. Aqui nós vamos ter 25 agentes para atender uma população de 5 mil habitantes enquanto Londrina terá 30 agentes para atender quase meio milhão de pessoas”.



Na tarde de quarta-feira, dia 3, o prefeito de Flor da Serra do Sul, Paulo Roberto Savaris se reuniu com a equipe que está à frente do projeto no município. Presidente da Câmara de Vereadores e Secretários também participaram. “Até o final de dezembro vamos organizar e planejar a implantação do programa, em janeiro pretendemos lançar a divulgação do programa e em fevereiro realizar o processo seletivo dos agentes” afirma Paulo confiante que o Projeto Agentes de Leitura será significante na vida dos sulflorenses.


 






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=537&img=01’);”>