Agentes de Leitura de Flor da Serra do Sul estão prontos para o trabalho

02 de Julho de 2012

Iniciou em maio as visitas dos agentes de leitura de Flor da Serra do Sul. O município é o único no Estado do Paraná que está desenvolvendo o projeto federal. O agentes de leitura têm como objetivo levar livros e conhecimento literário para dentro das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Em 2010 três municípios do Estado foram selecionados para participar do projeto: Flor da Serra do Sul, Antonina e Londrina. Atualmente apenas Flor da Serra do Sul dá continuidade ao projeto.

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=807&img=03’);”>Conforme a coordenadora do projeto no município, Roselei Fátima Gnoatto, na terça-feira, dia 26, cada agente recebeu um mochila com livros, camiseta e boné. “São matérias que vão identificar os agentes. Os que moram na cidade também receberam uma bicicleta”, explicou lembrando que os agentes do interior vão utilizar o transporte público para fazer as visitas.

Vinte e dois agentes visitarão as famílias sulflorenses. Cada pessoa pode ficar com o livro em forma de empréstimo por até 15 dias, depois disso os agentes retornam as residências para ouvir as histórias. “Os agentes estão fazendo cursos de capacitação, onde aprendem a se comunicar com os beneficiados”, fala Roselei. Esta capacitação ocorre para que o agente consiga interagir e se comunicar mais facilmente com as famílias.

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=807&img=04’);”>“Queremos levar leitura, conhecimento e novidades para eles. Para que eles aceitem temos que nos adaptar e aprender a nos comunicar melhor”, elucida Roselei.

Participaram da entrega dos materiais para os agentes de leitura o prefeito Paulo Savaris, vice-prefeito Josemar Tomazzini, secretária de Educação Ivone Demartini, secretário de esporte e cultura Élio Bernardon, diretora de cultura Maristela Girardi e mais autoridades.

O programa está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Flor da Serra do Sul, através de uma parceria com o Ministério de Educação e Cultura. Conforme o prefeito Paulo a leitura abre caminhos e oportunidades. “É uma ferramenta de sabedoria, conhecimento e criatividade”, disse.
O acervo que está sendo emprestado aos sulflorenses é de 1.200 livros. “Cada agente visitará 25 famílias, sendo a prioridade participantes do bolsa família”, explica informando que os livros são na