Atividades Educativas realizadas no município de Flor da Serra do Sul

19 de Setembro de 2013


Na primeira semana de setembro de 2013, a Psicóloga Graziela Picini e a Enfermeira Diana Silvestro realizaram atividades educativas na Escola Estadual Barão do Rio Branco, para os alunos do ensino fundamental e médio dos turnos matutino, vespertino e noturno. Cerca de 300 alunos participaram das palestras.


Segundo a Psicóloga Graziela, foi abordado sobre o Tabagismo, conscientizando os adolescentes e jovens sobre as substancias nocivas contidas no cigarro, os malefícios e doenças relacionadas ao uso do tabaco, visando a prevenção e orientação em relação ao uso do cigarro. Também, foi dado orientações para quem queira parar de fumar, já que o cigarro causa dependência tanto física como psicológica. Foi orientado também sobre o Narguilé, que é uma moda entre os jovens atualmente, mas o que a maioria não sabe é que ele causa os mesmos problemas á saúde que o cigarro. Para se ter uma idéia de como o narguilé é prejudicial à saúde, segundo a OMS a fumaça inalada em uma sessão de narguilé, que  em média dura entre 20min a 1h,  equivale a inalação de 100 a 200 cigarros.


Segundo a Enfermeira Diana, outro tema abordado nas palestras foi a acerca do HIV/AIDS, onde foi relatado sobre a origem do vírus que veio do macaco, através da prática de canibalismo (comer a carne do animal) e conviver com o animal. Tem-se um histórico de mais de 30 anos de epidemia que ainda hoje vem contaminando mais de 35 mil pessoas por ano e causando mais de 11 mil mortes ao ano no Brasil, falou-se também sobre tendências atuais da epidemiologia, evolução e fases da doença, sintomas, tratamento e diagnóstico da doença através de testes rápidos e sorologia. A doença ainda não tem cura, somente prevenção através do uso de preservativo e não compartilhamento de seringas pelos usuários de drogas pode levar a um maior controle da doença. Atualmente alguns membros da equipe de saúde do município passaram por treinamento e já estão realizando o teste rápido na Unidade Básica de Saúde.


Outras atividades educativas foram realizadas desde o início do ano abordando outros temas como sexualidade, gravidez na adolescência, alimentação saudável, hábitos de higiene, doenças sexualmente transmissíveis e saúde bucal. Está planejada ainda uma palestra com o objetivo de orientar os adolescentes e jovens em relação ao Alcool e outras drogas.


           


           

Pular para o conteúdo