Alunos da rede municipal terão nova escola em 2012

28 de Julho de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=642&img=01’);”>No ano que vem pelo menos 300 alunos de Flor da Serra do Sul terão uma nova escola municipal. A obra de 2.681 metros quadrados está sendo construída no bairro Vila Feliz e é orçada em R$ 2,86 milhões com contrapartida da Prefeitura de mais de R$ 1 milhão, contabilizando a aquisição do terreno para a obra. Segundo a última medição, realizada dia 30 de junho, pelos engenheiros da Prefeitura de Flor da Serra do Sul e os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) 60% da obra já foram executados.

A nova escola terá capacidade para atender aproximadamente 600 alunos, no primeiro momento serão realocados apenas 300 alunos da escola da cidade Nossa Senhora da Glória e da linha São Bento e Marques de Tamandaré. Segundo a secretária de Educação, Ivone Dermartini, a escola terá 11 salas de aula, sala de informática, ginásio, refeitório, cozinha, sala para a pedagoga, diretoria, biblioteca, entre outros cômodos adaptados para portadores de deficiência física. “Está escola é muito esperada, afinal será a primeira escola municipal da cidade.

Atualmente usamos a estrutura da Escola Estadual Barão do Rio Branco”, explica Ivone, lembrando que no interior funcionam três escolas municipais.

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=642&img=02’);”>Além da adaptação para portadores de deficiência a escola também é ecologicamente correta. “Toda a água da chuva será reutilizada. Vamos armazenar ela em uma caixa d’ água e com o uso de uma bomba vamos utilizá-la para regar a horta, grama, lavar as calçadas entre outras utilidades”, comemora a secretária Ivone.

IDEB
No ano de 2009 a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola Nossa Senhora da Glória foi o 2º melhor colocado no Estado do Paraná, com a nota 6,7. “Mesmo não tendo nossa própria estrutura conseguirmos ficar bem colocados. É uma ação contínua, fruto de trabalho e dedicação de todos os professores e alunos”, enfatiza a secretária de Educação, explicando que uma boa estrutura não é, necessariamente, sinônimo de qualidade na educação.

“O IDEB é comprometimento, em outubro e novembro a prova acontece novamente e temos que estar preparados para pelo menos manter ou até aumentar a nota”, finaliza Ivone afirmando que a humildade deve ser ensinada em sala de aula.

Geração de empregos
A construção da escola gerou 25 novos empregos registrados em Flor da Serra do Sul, a maioria do próprio município. Os salários giram em torno de R$ 900 a R$ 1.200.