Flor da Serra do Sul investe mais de R$ 1,8 milhões em obras

03 de Julho de 2012

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=809&img=01’);”>Na tarde de sexta-feira, dia 29, a comunidade do distrito Tatetos, de Flor da Serra do Sul, recebeu além de muitas visitas a assinatura e o início de diversas obras [veja na tabela]. A família Valdomeri, moradora do distrito há quase 70 anos, conta que as obras estão mudando a vida das pessoas. “Desde que moro aqui muita coisa mudou, vi o mato ser derrubado, agora vejo o asfalto em frente a minha casa”, fala José Valdomeri. Sua esposa, Palmiria reforça enfatizando que a academia da saúde que será construída ao lado do centro dos idosos será muito útil. “Quero ir me exercitar toda manhã. Isso é maravilhoso para nós que estamos velhos”, comenta Palmiria.

Ainda conforme a família Valdomeri a comunidade da vila do Tatetos é formada na sua maioria por idosos. “Os filhos ficam na roça ou vão para cidades maiores, nós viemos para a vila procurar qualidade de vida”, conta Palmiria. Flor da Serra do Sul se destaca quanto aos índices de qualidade de vida, ficando em 9º no Sudoeste do Paraná. A educação é o 2º no Ideb do Estado e a saúde fica em 4º no Paraná e 21º no país. O prefeito Paulo Savaris, em discurso feito no ato das entregas das obras, enfatizou estes índices. “Um dado atual é que avançamos, através da última avaliação do Estado, nosso município já é o 6º em qualidade de vida no Sudoeste”, comemorou afirmando que todos os sulflorenses têm responsabilidades com a comunidade. “Graças a mãos que ajudam chegamos a esta colocação”, falou o prefeito Paulo, emocionado.

As autoridades presentes no ato das assinaturas das obras foram: prefeito Paulo Savaris, vice Josemar Tomazzini, presidente da Câmara João Mariano de Oliveira, deputado federal Nelson Meurer, vereadores, secretários municipais, demais autoridades locais e dezenas de moradores do Tatetos e da cidade de Flor da Serra do Sul.

Além das diversas obras as autoridades também participaram da assinatura de Lei, onde ocorreu a transferência da prestação de serviços de saneamento básico do distrito do Tatetos, que passará a ser operada pela Sanepar. Conforme dados da administração a instituição da Sanepar também investirá mais de R$ 1 milhão no sistema de abastecimento de água da cidade de Flor da Serra do Sul. “Os encanamentos comunitários não tem padrão. Cada pouco estoura os canos. Agora que vamos contar com o atendimento da Sanepar estes problemas provavelmente vão terminar”, comenta o morador Romalino Rolin, que faz parte da diretoria da água da comunidade. “Nossa água é boa, mas agora ela será tratada”, se anima Palmiria Valdomeri. A água que a vila utiliza vem de um poço comunitário que fica ao lado do centro dos idosos, Romalino conta que existem aproximadamente 200 pontos de distribuição desta água.

O deputado Nelson Meurer contou que acompanha o município desde sua emancipação político administrativa. “Desde 1994 até 2010 Flor da Serra do Sul é um dos municípios com maiores índices de voto para minha pessoa. Por isso tenho obrigações com este povo. Lembro-me deste município e retribuo”, enfatizou parabenizando Flor da Serra do Sul pelos índices de qualidade de vida, educação e saúde.

O prefeito Paulo lembrou do deputado estadual Ademar Traiano. “Estamos nos desenvolvendo, crescendo. Ainda há muito o que melhorar, mas estamos no caminho certo. Contar com importantes aliados como o deputado Nelson Meurer e Traiano nós faz ir mais longe”, argumentou.