4ª Conferência Estadual das Cidades

29 de Abril de 2010

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=388&img=01’);”>Representantes de Flor da Serra do Sul participaram nos dias 7, 8, e 9 de abril da 4ª Conferência Estadual das cidades, em Foz do Iguaçu. Os sulflorenses foram representados pelo chefe de gabinete Jovani Cenatti, como membro do Poder Executivo, pelo presidente da Câmara de Vereadores Gilmar Duarte, representando o Poder Legislativo e o contador Hylo Ferazzo representando os profissionais liberais de Flor da Serra do Sul.

O principal objetivo da Conferência é promover um espaço para debates, e através disso a busca conjunta de alternativas aos problemas sociais, construir articulações entre as políticas setoriais, urbanas e rurais, para que assim seja possível superar as desigualdades sociais.

“A Conferência é muito importante, através deste evento será possível desenvolver políticas públicas que realmente atendam as necessidades dos pequenos municípios do país”, destaca o presidente da Câmara Gilmar Duarte contente com a experiência ganha no evento. “Foi uma boa oportunidade de conversar com pessoas bem instruídas” concluiu Duarte.

O lema da Conferência foi: “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social”, e o tema: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”.
“No ano passado realizamos a Conferência Municipal aqui em Flor da Serra do Sul. Lá em Foz do Iguaçu foi a Conferência Estadual onde foram eleitos os representantes do Paraná que irão representar o estado na Conferência Nacional que será realizada entre os dias 24 a 28 de maio em Brasília” explica Jovani destacando que cada representante dos seus respectivos municípios debateu e discutiu um dos eixos temáticos:

1. Criação e implementação de Conselhos das Cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual e municipal;
2. Aplicação do Estatuto da Cidade e dos planos diretores e efetivação da função social da propriedade do solo urbano;
3. Integração da Política Urbana no Território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento;
4. Relação entre os programas governamentais – como PAC e Minha Casa Minha Vida – e a Política de Desenvolvimento Urbano.
Hylo Ferazzo que representou a sociedade civil também destacou a importância desta conferência e quanto ela contribui para o desenvolvimento dos pequenos municípios do estado do Paraná. “Durante o evento encontramos grupos, entidades e sindicatos realmente organizados, com propostas muito bem formatadas” disse Hylo explicando que boa parte destas propostas dizem respeito a problemas que também afetam Flor da Serra do Sul.